CLÍNICA MÉDICA DE IMPLANTOLOGIA

Periodontologia – O que é e qual a importância no tratamento dentário

5 Fevereiro, 2021

Neste artigo exploramos o que é a periodontologia: uma especialidade que trata dos tecidos de suporte dos dentes, ou seja, das gengivas e do osso

Quando sentimos uma dor de dentes ou simplesmente temos a sensação que um dente pode estar a cair, a nossa reação recai imediatamente sobre uma possível escovagem dos dentes deficitária, sem que nos ocorra que o problema pode não estar no dente mas sim na gengiva – e é aí que entra a Periodontologia. Se se está a questionar sobre o que é a periodontologia, nós passamos a explicar. Esta é uma especialidade da medicina dentária que se dedica exclusivamente ao estudo, diagnóstico e tratamento de todos os tecidos que suportam os dentes, ou seja, das gengivas e do próprio osso.

A chamada doença periodontal afeta uma percentagem relevante dos pacientes adultos (cerca de 65%) e é normalmente diagnosticada já numa fase tardia, muitas vezes pela ausência de sintomas iniciais. É por isso cada vez mais importante marcar as suas consultas de higiene oral regularmente para que nenhum problema oral fique adormecido!

A doença periodontal é uma doença crónica caracterizada pela formação de bolsas periodontais que são espaços patológicos entre a gengiva e o dente, normalmente formadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Essa infeção bacteriana pode levar à perda do osso de suporte dos dentes, ao aparecimento de espaço entre os dentes, abcessos, entre outras complicações. 

Como acontece uma doença periodontal?

O principal fator para o aparecimento da doença periodontal nos pacientes que nos visitam é a placa bacteriana. Porém, existem também outros fatores de risco como o tabaco e a diabetes não controlada que podem contribuir para uma evolução mais rápida da doença.

Geralmente esta doença deriva de uma gengivite, ou seja, de uma inflamação da gengiva causada pela acumulação de placa bacteriana e tártaro à volta dos dentes. Uma gengivite não tratada pode evoluir para uma periodontite, que levará à perda de osso e de gengiva, tecidos estes muito importantes para o suporte dos dentes.

 

Quais os principais sintomas da doença periodontal?

– Sangramento espontâneo da gengiva ou durante a escovagem;
– Aparecimento de pus na gengiva;
– Mau sabor ou mau hálito;
– Gengiva muito vermelha;
– Retração da gengiva;
– Alteração da posição dos dentes;
– Mobilidade dentária.

 

Que tratamento periodontal existe?

A resolução da doença periodontal depende de caso para caso. O que queremos é eliminar as bactérias responsáveis pela doença. No caso de uma gengivite, o tratamento é mais simples: nalguns casos poderá ser apenas necessário uma melhoria da higiene oral, enquanto noutros teremos de realizar um tratamento de profilaxia (de limpeza), extremamente rápido e de fácil execução.

Caso se trate de uma periodontite, além do tratamento profilático é também necessário remover o tártaro presente na bolsa periodontal, não visível aos nossos olhos. Se através deste procedimento não conseguirmos diminuir consideravelmente a profundidade da bolsa, teremos de averiguar a necessidade de realizar uma cirurgia periodontal corretiva. Quando tivermos a doença totalmente controlada, poderemos iniciar a fase de manutenção, para que a doença não se agrave.

 Temos de ter sempre em conta que a periodontite é uma doença crónica que exige um controlo profissional regular, sempre aliado à motivação do doente para a higiene oral. Esta é uma doença muitas das vezes silenciosa, daí a necessidade de visitas regulares ao médico dentista para que possa ser detectada numa fase inicial.