CLÍNICA MÉDICA DE IMPLANTOLOGIA

HIGIENE ORAL E GRAVIDEZ

4 Dezembro, 2018

MITOS E VERDADES:

A gravidez enfraquece os dentes e por isso há maior risco para a doença cárie?
– Não. Durante a gestação pode haver agravamento das condições da má saúde oral, mas por si só a gravidez não aumenta a incidência de cárie dentária.

Durante a gravidez os dentes enfraquecem porque há perda de cálcio para o bebé?
– Não. O cálcio está presente nos dentes da mãe, de forma estável e cristalina, não sendo disponível para a circulação sistémica. A gravidez não propicia aumento de incidência de cárie dentária.

Em caso de dor de dentes que medicação pode ser feita?
– Nunca se automedique. A grávida deve consultar um Médico Dentista para que lhe seja prescrita medicação ou efectuados os tratamentos dentários adequados que solucionem a situação dolorosa.

Uma grávida pode fazer qualquer tipo de tratamento dentário?
– Sim. Mesmo que necessite de anestesia. Uma infecção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. O ideal seria fazer consulta de medicina dentária antes da gravidez a fim de evitar infecções orais durante este período. As consultas devem ser de curta duração preferencialmente de manhã, sendo mais indicado o segundo trimestre da gestação.

A gengiva sangra mais na gravidez?
– Sim. Devido a alterações hormonais a gengiva pode doer e sangrar facilmente, a situação agrava-se se não existirem cuidados adequados de higiene oral.

A higiene oral da grávida pode influenciar a saúde do bebé?
– A higiene oral é a mais eficaz medida preventiva para evitar infecções da cavidade oral. A mãe pode infectar o bebé por meio de microrganismos provenientes de doenças infecciosas como a cárie dentária e doenças periodontais.