PREVENIR É SEMPRE MAIS FÁCIL QUE TRATAR

Higiene Oral

O ESSENCIAL PARA UMA BOA SAÚDE DENTÁRIA

Devido ao nosso compromisso com uma Medicina Dentária Preventiva, recomendamos aos nossos pacientes que façam um “check-up” pelo menos de 6 em 6 meses, até porque o que se passa na sua boca não fica apenas na sua boca. A maioria dos problemas começam muito pequenos, mas depois evoluem para uma fase de rápido avanço. Entre os mais comuns, estão: acumulação de placa bacteriana, gengivite, cáries, fratura ou queda de restaurações e interferências de mordida.

Placa bacteriana

A placa bacteriana é uma película pegajosa de comida e bactérias, que se forma constantemente sobre os dentes (fase 1), podendo endurecer num espaço mínimo de 24 horas, para se transformar em tártaro. Mesmo com uma escovagem e passagem do fio dentário adequados, a maioria das pessoas não consegue remover completamente a placa bacteriana todos os dias, como resultado o tártaro começa a acumular-se. A acumulação de placa bacteriana e tártaro, são a principal causa da gengivite, que é uma inflamação que faz as gengivas inchar e sangrar (fase 2). A gengivite é reversível, mas se não for tratada, pode levar à retração das gengivas (fase 3), perda de osso em torno do dente (fase 4) ou até a perda de dentes (fase 5).

As bactérias da placa bacteriana também causam cárie dentária. Uma pequena cavidade de cárie pode facilmente ser resolvida, mas, se avançar para a camada interna menos mineralizada do dente (a dentina), pode atingir a câmara pulpar rapidamente, provocando muita dor e mais infeção (abcesso). Dentes desalinhados ou ausentes, podem provocar problemas na articulação dos maxilares, tais como dor ou estalidos, dificuldade em abrir ou fechar a boca, dor de ouvidos ou de cabeça.

Consulta de Higiene Oral Profissional

Para evitar que estes problemas se tornem verdadeiramente sérios, recomendamos revisões a, pelo menos, cada 6 meses. Numa consulta de Higiene Oral Profissional, iremos:

1. Remover tártaro e placa bacteriana

2. Controlar e analisar as suas gengivas

3. Medir o nível ósseo

4. Pesquisar a presença de cáries

5. Controlar a integridade das restaurações

6. Examinar a sua mordida

7. Fazer rastreio ganglionar e de cancro oral

8. Fazer o controle da sua tensão arterial

As revisões regulares são a melhor forma de eliminar a fase rápida de evolução dos seus problemas dentários e minimizar o tempo e dinheiro que irá gastar na cadeira do dentista.

Higiene Oral

CMI Clínica Médica de Implantologia

Voltar a Especialidades