Tradicionalmente, dentes com grandes cavidades provocadas pela remoção de cárie dentária ou fraturados são restaurados/reconstruídos, com materiais de restauração direta, nomeadamente AMÁLGAMAS DENTÁRIOS ("chumbo preto") ou compósito que apresentam limitada resistência e durabilidade, e não reforçam o dente restaurado. Como alternativa, pode fazer a substituição de restaurações envelhecidas ou inestéticas AMÁLGAMAS DENTÁRIOS por modernas restaurações indiretas (inlays, onlays e overlays) que lhe trazem um maior bem estar clínico e estético.
Restaurações indiretas
Restaurações indiretas, isto é, fabricadas fora da boca em material cerâmico, que depois são aderidas ao dente, ultrapassam completamente as limitações descritas anteriormente para as restaurações diretas e com a tecnologia
, estas restaurações são concluídas em apenas uma consulta, com uma precisão de fabricação muito elevada.
Vantagens na Saúde
Segundo os mais recentes estudos, a ausência de metal é mais saudável para o seu dente, gengiva e corpo como um todo. Acrescentado ao facto de transparecer um aspeto mais natural e estético.
.
Facetas de Cerâmica
Como é que as facetas de cerâmica sendo tão finas, bonitas e com um aspeto tão natural são tão resistentes e duráveis? À primeira impressão poderia pensar-se que as facetas de cerâmica são muito frágeis, pois são feitas de uma finíssima espessura de porcelana, que normalmente é muito quebradiça… Então, como é que uma estrutura tão fina e quebradiça pode aguentar as forças da mastigação? A resposta está na ciência da física: qualquer substância quebradiça, sem suporte é extremamente frágil, mas se for adaptada com exatidão a um material de suporte, absorve a resistência desse material. É o que se passa com as facetas de cerâmica, que são encaixadas e coladas com precisão à superfície do dente (preparada de forma muito conservadora para o efeito). Esta precisão da adaptação obtém-se pela confeção das mesmas, no laboratório em modelos exatos dos dentes, ou através de modernas técnicas de CAD/CAD.