Com que frequência devo ir ao dentista fazer consulta de higiene oral?

26 Julho, 2021

A maioria dos pacientes opta por ir com grande regularidade, outros simplesmente evitam. Qual é a periodicidade da consulta de higiene oral?

Mais vale prevenir do que remediar é uma expressão popular mas que assenta muito bem no âmbito da saúde oral. Higienistas orais em todo o mundo recomendam a ida dos seus pacientes à consulta com alguma periodicidade, pelo facto de a prevenção ser muito mais controlável que a doença. As consultas de rotina para manutenção e vigilância são a melhor forma de prevenir qualquer problema oral.

Uma medicina dentária preventiva é o amuleto de uma saúde oral cuidada. Posto esta reflexão, é aconselhada uma visita ao dentista para consulta de higiene oral pelo menos de seis em seis meses. Porém, a periodicidade exata varia de caso para caso.

A acumulação de placa bacteriana, a gengivite, cáries, fratura ou queda de restaurações e interferências de mordida são alguns dos problemas mais comuns associados à falta de regularidade em consulta de higiene oral.

A cada 6 meses

Esta é a frequência mais aconselhada por profissionais de higiene oral para a maioria da população. Com esta periodicidade é possível fazer um check-up completo a cada paciente, prevenindo o aparecimento ou a evolução de problemas dentários. É uma medida importante para minimizar tempo, dinheiro e a própria saúde oral do paciente.

A cada 3/4 meses

Esta periodicidade é aconselhada em situações clínicas específicas, que exigem um controlo mais apertado, como é o caso de doentes com (periodontite), doença crónica que afeta os tecidos de suporte dos dentes. Tendo em conta que a acumulação de placa bacteriana e de tártaro é um fator de risco para a evolução desta doença, a sua eliminação frequente por parte de um profissional de saúde revela-se crucial.

Os doentes que estejam a fazer tratamento ortodôntico com aparelho dentário fixos também devem ser acompanhados com uma maior frequência, preferencialmente a cada três meses, já que a manutenção da higiene oral em casa nestes casos é difícil.

Em casos extremos de grande dificuldades em fazer a sua própria higiene oral, recomendam-se consultas de frequência mensal ou bi-mensal.

Que procedimentos estão inseridos numa consulta de higiene oral?

• Destartarização e polimento dentário para remover tártaro e placa bacteriana;
  • Raspagem e alisamento radicular para remover tártaro infragengival;
  • Jateamento com bicarbonato para remover pigmentação;
  • Realizar radiografias;
  • Avaliar o estado das gengivas;
  • Medir o nível ósseo;
  • Avaliar a presença de cáries;
  • Controlar a integridade das restaurações;
  • Instrução e motivação higiénica (técnica de escovagem, tipo de escova – manual ou elétrica, uso de fio dentário e de escovilhões, etc.);
  • Aplicação de flúor.

Tendo em conta a importância das consultas de higiene oral para a sua saúde oral, do que está à espera para marcar a sua? A CMI – Clínica Médica de Implantologia e uma equipa de dois grandes higienistas orais, Dr. Filipe Gil e Dr.ª Sónia Santos – ambos estão prontos a ajudá-lo(a).