CÁRIE DENTÁRIA E DENTISTERIA

4 Dezembro, 2018

É uma doença que afeta quase 90% da população. É provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente. A presença dessas bactérias na boca, associada a uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente, facilita o aparecimento de cáries. A deteção de cáries numa fase inicial não é fácil e normalmente só consegue ser realizada por médicos dentistas.

Prevenção:

– Efetuar uma higiene oral diária correta;
– Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta fluoretada após as refeições. A escovagem noturna é a mais importante e não se deve ingerir mais alimentos após a escovagem;
– Passar o fio dentário entre os dentes pelo menos uma vez por dia, idealmente à noite;
– Ingerir refeições nutricionalmente balanceadas e limitar ao máximo o “petiscar” entre refeições;
– Se não for possível a escovagem após uma refeição principal, pode mascar uma pastilha elástica sem açúcar. No entanto, as pastilhas nunca substituem a escovagem!
– Visitar o seu médico dentista regularmente. A utilização de algum suplemento de flúor, bem como a indicação para a realização de selamento de fissuras deve ficar sempre ao critério do médico dentista.

O processo de cárie é geralmente lento e o início é marcado pelo aparecimento de uma mancha branca na superfície do esmalte que ao progredir leva à formação de uma pequena cavidade.

O QUE É A DENTISTERIA?

É a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão.
O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido.