CANCRO ORAL. PREVENÇÃO E CURIOSIDADES

4 Dezembro, 2018

O que é o cancro oral?

O cancro oral é definido pela Classificação Internacional de Doenças pelo conjunto de tumores malignos que afectam qualquer localização da cavidade oral, dos lábios à garganta, (incluindo as amígdalas e a faringe). O cancro oral está associado a índices de mortalidade elevados, que se deve em grande parte ao seu diagnóstico tardio. O carcinoma da cabeça e pescoço é o 6º cancro mais comum em todo o mundo e corresponde a cerca de 2.8% de todos os cancros.

Medidas de prevenção:

• adopção de um estilo de vida saudável;
• cessação do consumo de tabaco;
• diminuição do consumo de álcool;
• consumo regular de vegetais frescos e frutas como factor protector;
• visitas regulares ao médico dentista que permitam que tais lesões sejam diagnosticadas nas suas fases mais precoces.

O factor chave para o tratamento é o diagnóstico precoce das lesões, fator que melhora significativamente as taxas de sobrevivência à doença.

CURIOSIDADES:

• O cancro oral é o 6º cancro mais comum em todo o mundo;
• Os principais factores de risco são o tabaco e o álcool;
• Surge de uma forma assintomática, persistindo uma lesão por um tempo indeterminado, só se tornando dolorosa tardiamente;
• O índice de mortalidade do cancro oral é elevado;
• A chave para o seu tratamento é um diagnóstico atempado;
• O risco de desenvolver um cancro na cavidade oral diminui com os anos de cessação tabágica. Após 15 anos da cessação, o risco aproxima-se dos valores de um não fumador.

O seu médico dentista é o profissional de saúde responsável pelo estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das anomalias e doenças dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.