CLÍNICA MÉDICA DE IMPLANTOLOGIA

Hábitos de higiene oral que se está a esquecer devido à pandemia

27 Maio, 2021

A Covid-19 veio alterar a forma como convivemos no nosso dia. Dadas essas transformações, os hábitos de higiene oral tendem a ficar esquecidos. Descubra algumas estratégias para complementar a saúde dos seus dentes em casa

Desde o início de 2020, muitos dos nossos hábitos mudaram. A pandemia alastrou-se pelo mundo inteiro e restou-nos alterar todas as nossas rotinas que tínhamos. Com os confinamentos, a obrigatoriedade do teletrabalho ou até a própria telescola foram fatores determinantes para que os hábitos de saúde oral também fossem esquecidos em quota parte.

Com a ajuda de um artigo fornecido pela OMD (Ordem dos Médicos Dentistas) desenvolvemos este conteúdo para relembrar de algumas técnicas e estratégias para não deixar a cair a sua higiene oral no esquecimento nos dias atarefados que a pandemia tem vindo a proporcionar. Dividimos uma lista entre crianças, adolescentes e adultos com algumas dicas e recomendações de como melhorar os hábitos de higiene oral.

Recomendações dentárias para as crianças:

  • Escovar os dentes duas vezes ao dia. Para não se esquecerem, façam sempre depois das maiores refeições e/ou antes de dormir;
  • Caso o bebé ainda não tenha dentes, passar uma gaze nas gengivas da criança;
  • Os pais devem fazer a escovagem integral dos dentes das crianças até aos 2 anos;
  • Entre os 2 e os 6 anos de idade, as crianças devem ser acompanhadas pelos pais na escovagem dos dentes;
  • A partir dos 6 anos, os pais devem apenas supervisionar a escovagem dos filhos.

Recomendações dentárias para os adolescentes:

  • Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, de preferência às maiores refeições e de manhã e/ou antes de dormir;
  • Começar a experimentar o fio dentário, uma vez ao dia.

Recomendações dentárias para os adultos:

  • Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, de preferência às maiores refeições e de manhã e/ou antes de dormir;
  • Utilizar o fio dentário, pelo menos uma vez por dia;
  • Recomenda-se a adultos mais velhos ou que por norma têm maior espaço entre os dentes o uso mais frequente do fio dentário ou escovilhão dentário.

 

Não se esqueça que é completamente seguro visitar a sua clínica dentária e médico dentista. Por exemplo, na CMI, utilizamos os mais variados materiais e protocolos de higiene para que a consulta seja feita com 100% de segurança, tanto para o pacientes como para os profissionais de saúde. Marque a sua consulta de rotina para saber se está tudo bem com os seus dentes!