CLÍNICA MÉDICA DE IMPLANTOLOGIA

O que comer após colocação do implante dentário?

12 Abril, 2021

Dos alimentos frios à famosa maçã verde, recomendamos o que pode comer, por fases, depois da colocação do implante dentário

Antes da colocação de um implante dentário, muitos pacientes se questionam sobre o que poderão ter de deixar de comer durante o processo. A verdade é que só os primeiros dias após a cirurgia é que exigem alguns ajustes em termos de alimentação. Há alimentos que poderá manter mas que exigirão uma maior precaução no momento em que os consome. No texto abaixo iremos explicar quais os alimentos que poderá comer nos primeiros dias e a partir de que altura se poderá aventurar com alimentos mais consistentes. 

Uma cirurgia como a colocação de um implante dentário é complexa e sensível e isso obriga a um “repouso” da zona onde se fez a intervenção, de forma a permitir uma boa cicatrização dos tecidos e uma boa integração do implante. Este cuidado é importante para evitar inflamações e/ou infeções. A alimentação dos primeiros dias pós-cirúrgicos deve restringir-se a pouco mais de uma dezena de alimentos. E no que estes alimentos se assemelham? Todos eles têm de ser consumidos frios (no máximo mornos, mas de preferências frios!), isto para evitar o inchaço – algo que acontecerá inevitavelmente se os comer quentes.

Que alimentos devo consumir na pós-cirurgia do implante dentário (primeiros 5/7 dias)?

o que comer com implante dentário

  • Sopa fria, rica em legumes e verduras;
  • Carnes macias e peixe;
  • Purés de batata, de leguminosas e até de fruta (ex: puré de maçã);
  • Leite e Iogurtes;
  • Gelados;
  • Sumos de Frutas (sem acidez, preferencialmente);
  • Chás frios.

 

E que alimentos devo evitar nestes primeiros dias?

  • Alimentos quentes, duros e picantes;
  • Frutos ácidos;
  • Frutos secos;
  • Refrigerantes e bebidas alcoólicas.

 

Em relação à mastigação, deve tentar mastigar para o lado contrário ao da colocação do implante. Após a ingestão de alimentos não se esqueça de fazer a higiene oral com o cuidado e regularidade que merece. Siga as recomendações do seu médico-dentista. A escovagem da zona cirúrgica não é recomendada nesta primeira fase, mas deve fazer a escovagem dos restantes dentes e língua como faz normalmente. De forma a ser possível higienizar a zona operada, em muitos casos é aconselhada a realização de bochechos 2-3 vezes por dia, durante 1 semana, com uma substância desinfetante, a clorohexidina, que terá um papel fundamental na cicatrização e na prevenção da infeção.

Os cuidados pós-cirúrgicos nesta primeira fase são de extrema importância para a estabilidade do implante e para a cicatrização dos tecidos. Depois deste período inicial já poderá começar a introduzir alimentos mais quentes e duros. Vai ver que a adaptação que terá de fazer nos primeiros dias pós-cirúrgicos não vai ser difícil.

A Clínica Médica de Implantologia (CMI) é uma clínica dentária em Leiria já com uma larga experiência em implantes dentários. Marque a sua consulta connosco. Prometemos explicar-lhe de forma personalizada toda a sua situação clínica, bem como os cuidados que deve ter antes e após da cirurgia.