CLÍNICA MÉDICA DE IMPLANTOLOGIA

Anestesia no dentista – quanto tempo dura e outras questões relevantes

30 Setembro, 2020

Neste artigo exploramos um dos momentos mais difíceis para os pacientes quando têm uma cirurgia dentária: a anestesia. Vamos desmistificar esta experiência e informar sobre técnicas que poderá usar no pós-cirurgia.

“É mesmo preciso?”, “Não quero” ou “Eu aguento bem” são algumas das muitas respostas que os nossos médico-dentistas ouvem nas consultas, no momento em que explicamos ao paciente que lhe vamos colocar uma anestesia intra oral. Este medo desconcertante do paciente acaba até por ser contraproducente, já que esse medo está relacionado com dor mas é graças à anestesia no dentista que aquela cirurgia será 100% indolor.

Uma das políticas da CMI é colocar os seus pacientes de forma confortável e sem medos. Para chegar a esse ponto, falamos com o paciente e explicamos todos os processos, incluindo a anestesia, Neste artigo pretendemos responder às questões mais levantadas pelos nossos pacientes, de forma a que saia deste conteúdo com a mente mais descansada quando o tema é “anestesia no dentista”:

Quantos tipos de anestesia no dentista existem? E qual é o mais utilizado?

Anestesia Local Sem Seringa


O medo dos pacientes em relação às anestesias está relacionado apenas com um instrumento: a seringa. Esse fator determinante pode agora ser solucionado com uma anestesia sem seringa. Esta tecnologia consiste na Anestesia Wand STA, um sistema de administração de anestesia dentária controlada por microprocessador, com uma ponta intra-oral descartável, que faz lembrar uma caneta. E o melhor é que não tem sequer o formato de uma seringa! Este modelo tornou possível novas formas de anestesiar que minimizam o desnecessário adormecimento da língua, bochecha e face.

Sedação Inalatória Consciente

Para ajudar a controlar a ansiedade e o medo, disponibilizamos de técnicas de sedação que podem ser aplicadas coadjuvando a anestesia local. O Oxido Nitroso, também conhecido como gás hilariante, é um combinado de azoto e oxigénio, administrado através de um equipamento certificado e seguro. Segundo a grande maioria dos especialistas, a anestesia obtida através da sedação inalatória consciente é o sedativo mais seguro na medicina dentária. Esta é a alternativa ideal para pacientes mais ansiosos (sejam adultos ou crianças). Ao respirar este protóxido de azoto/oxigénio o seu corpo vai ter imediatamente uma sensação de bem-estar e relaxamento. Também relaxa qualquer tipo de dor e pode dar-se a sensação de tempo curto de cirurgia, mesmo que a mesma dure algumas horas…

Sedação Endo-Venosa

A sedação endo-venosa é, basicamente, uma administração intravenosa contínua de soro com fármacos que relaxam imediatamente o paciente. Este modelo tem a monitorização e acompanhamento de médicos e assistentes anestesistas durante todo o processo.

Anestesia Geral

Outra forma de anestesia, se bem que raramente praticada, é a anestesia geral. Este tipo de anestesia só é possível em bloco operatório certificado.

 

Existe algum risco em fazer anestesia?

Nas anestesias locais no dentista que falámos anteriormente não há qualquer tipo de risco para o paciente, ou seja, pode ficar inteiramente descansado. Este processo é simples e controlado pelos médicos-dentistas.

Anestesia no dentista em Leiria
Dr. João Pedro Almeida a realizar a anestesia sem seringa.

Vou adormecer durante a anestesia?

A resposta é não. Com anestesia local não, com sedação inalatória consciente também não, com sedação endo-venosa pode ou não adormecer – tudo isto em função da profundidade da sedação.

 

Posso comer e beber antes de uma cirurgia dentária?

Pode tomar o seu pequeno almoço, almoço ou lanche quando se tratar de uma anestesia local. Na anestesia local pode fazer a sua vida perfeitamente normal, nomeadamente na alimentação pré e pós consulta dentária.

Quando a anestesia local é coadjuvada com sedação, a resposta é não.

Os reflexos de defesa que impedem a aspiração do vómito ou outros elementos para os pulmões podem encontrar-se diminuídos, podendo existir o risco de que esse conteúdo seja aspirado para os pulmões.

No caso da anestesia geral é mesmo obrigatório ficar algumas hora antes em jejum, já que os reflexos estão completamente desativados.

 

A anestesia permanece muito tempo depois?

Na anestesia local a anestesia varia de paciente para paciente, dependendo sempre de fatores individuais.

Já na anestesia local com sedação inalatória consciente, no final da cirurgia o paciente está perfeitamente normal e lúcido, estando em totais condições de exercer algumas atividades, como por exemplo conduzir.

Na sedação endo-venosa o paciente tem de ser acompanhado, já que este tipo de anestesia faz mais efeito no corpo. Ou seja, nada de conduzir e descansar o resto do dia são fatores obrigatórios para uma total recuperação da cirurgia dentária.

 

 

O que posso fazer para a anestesia passar mais rapidamente?

Existem algumas dicas para quem deseja que a sua anestesia no dentista passe mais rapidamente, se bem que os resultados estão dependentes de como o corpo reage a esses fatores. Massajar a boca, mastigar devagar ou beber muita água poderão ser soluções relativamente simples e com resultados práticos.