CLÍNICA MÉDICA DE IMPLANTOLOGIA

Dr. João Pedro Almeida: “Lidar diariamente com pessoas (…) é altamente compensador”

9 Junho, 2020

O diretor clínico da CMI (Clínica de Implantologia), Dr. João Pedro Almeida, esteve à conversa com o semanário Região de Leiria sobre a importância da formação no mercado de trabalho

Dr. João Pedro Almeida além de diretor clínico da CMI – Clínica de Implantologia, é também médico dentista há mais de 25 anos. Foi a contar com essa experiência que foi contactado pelo jornal semanário de referência Região de Leiria para falar sobre a importância da formação no seu percurso profissional.

Leia na íntegra a entrevista concedida pelo médico dentista Dr. João Pedro Almeida ao jornal:

O meu nome é João Pedro Almeida, sou médico dentista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra há 27 anos e há mais de 23 anos que dedico a minha prática clínica à implantologia dentaria, uma área na qual também dou formação há mais de 20 anos. O Região de Leiria fez-me o convite de dar o meu testemunho no âmbito da minha experiência como formador e por isso aqui estou neste pequeno vídeo.

Se foi fácil escolher a área da formação?

Foi e foi quase como que uma consequência natural. Há mais de 20 anos atrás éramos muitos poucos médicos dentistas a fazer implantes em Portugal e havia uma grande necessidade de formação pós-graduada na área, uma vez que era uma matéria que não era ensinada nas universidades portuguesas. Em consequência da minha formação na Suécia e em Espanha, a companhia de implantes com que eu trabalhava na altura desafiou-me a dar formação pós-graduada para colegas e fruto do meu gosto também em partilhar conhecimento e experiência, avançámos.

Nesse percurso de formação que aspectos foram mais relevantes para a minha vida activa?

Desde logo, a necessidade imperiosa de acompanhar as técnicas e tendências mais avançadas e actuais, nomeadamente novos materiais como os implantes cerâmicos em zircónia de que sou um dos utilizadores pioneiros em Portugal e sou também conselheiro científico e responsável pela área de formação do representante de uma marca em  Portugal. Por outro lado a rede de contactos e conhecimentos que se adquire ao estar neste meio, o que me permitiu chegar a conselheiro científico e responsável ibérico de formação de uma multinacional fabricante de implantes, com sede em Espanha.

Que conselho dou a quem agora se prepara para escolher uma área de formação?

Que o façam por gosto e com gosto, porque vão lidar directamente com pessoas e nem sempre é fácil lidar com pessoas, mas é altamente compensador.

 

Também podem ver esta entrevista no formato vídeo, através deste link.