CLÍNICA MÉDICA DE IMPLANTOLOGIA

Prótese fixa ou removível, qual a melhor para substituir dentes em falta?

17 Junho, 2021

Uma prótese dentária pode oferecer-lhe a qualidade de vida que procura. Neste conteúdo desvendamos as vantagens da prótese fixa e da prótese removível

Com certeza que já ouviu falar em próteses dentárias. Estas têm a função de repor os dentes que estejam em falta, sejam elas nas opções de prótese fixa ou removível. Ambas têm o objetivo comum de repor a função mastigatória, bem como melhorar a fonética e estética. 

 

Prótese Fixa

Comecemos então pela prótese fixa. Como o nome indica, este tipo de prótese não pode ser removida pelo paciente, apenas pelo médico-dentista no consultório, e implica a colocação de implantes dentários. 

Nos casos de desdentação parcial, em que faltem um ou mais dentes, podemos recorrer à colocação de um implante no osso (metálico ou cerâmico) que simule a raiz de um dente, e à colocação de uma coroa cerâmica aparafusada ou cimentada a esse mesmo implante. Dependendo do caso, podemos colocar coroas unitárias ou pontes, fixas aos implantes. 

Se queremos reabilitar o espaço de um único dente, optamos pela coroa unitária, ou seja, pela colocação de apenas uma coroa sobre um implante. Se por outro lado desejamos reabilitar um espaço onde faltem dois ou mais dentes, a colocação de uma ponte pode ser uma das opções. Uma ponte consiste numa sequência de coroas, totalmente unidas, que possibilita uma melhor distribuição das cargas mastigatórias. Relativamente às pontes, existem 2 opções: cada coroa da ponte pode ser fixada a um implante ou então só algumas coroas da ponte é que são fixadas aos implantes enquanto outras ficam “suspensas”. 

Nos casos de desdentação total, ou seja, na ausência de todos os dentes, também podemos recorrer a implantes dentários para reabilitar o paciente. Nestes casos são colocados alguns implantes no osso (o número de implantes varia de caso para caso e do maxilar em causa, mas geralmente opta-se pela colocação de 4 ou 6 implantes por arcada) que irão suportar uma prótese dentária, geralmente com 12 dentes). Estes dentes podem ser de 2 materiais distintos: acrílico ou cerâmica, sendo que os de cerâmica são mais estéticos, resistentes e duradouros. 

As próteses fixas permitem dar ao doente um conforto, segurança e estética que mais nenhum outro tipo de prótese consegue. Apesar de não poderem ser removidas pelo doente, existem técnicas e equipamentos que permitem a manutenção de uma boa higiene oral e da prótese. 

Prótese fixe Leiria
Prótese fixa

Prótese Removível

Relativamente às próteses removíveis, estas podem ser removidas pelo próprio doente. 

Nos casos de desdentação parcial, onde existe a ausência de alguns dentes e em que os dentes remanescentes estejam saudáveis, a prótese removível poderá ser uma opção. A estrutura base deste tipo de prótese pode ser de metal (prótese esquelética) ou de acrílico (prótese acrílica); já os dentes deste tipo de prótese são sempre feitos em acrílico.

A prótese esquelética, em relação à acrílica, apresenta como principais vantagens o facto de ser mais resistente, mais higienizável e mais confortável para o paciente. No que diz respeito às desvantagens, é de salientar que a prótese esquelética recorre à utilização de ganchos apoiados nos dentes naturais, o que compromete a longevidade destes mesmos dentes e a estética do sorriso. Além disso, de forma a garantir retenção e estabilidade da prótese, a estrutura metálica tem de recobrir parte do céu da boca no caso do maxilar superior, e o fundo do vestíbulo no caso do maxilar inferior. Em relação à prótese acrílica, é muito mais difícil obter uma boa retenção e estabilidade, o que conduz a uma fácil desinserção. 

Nos casos de desdentação total também é possível reabilitar o doente com uma prótese removível (comummente designada por placa), mas o selamento deste tipo de prótese é muito difícil de obter, o que faz com que se torne desconfortável e gere insegurança ao doente durante a sua utilização. 

 

Prótese fixa ou removível, qual a melhor solução?

A grande questão para muitos pacientes. A resposta é até bastante simples. Apesar de a prótese fixa apresentar muito mais vantagens que a removível, não está indicada para todos os casos, por isso recomendamos uma consulta de avaliação para, em conjunto com o seu médico dentista, chegar à melhor opção para a sua saúde oral. A CMI terá todo o gosto de avaliar o seu caso, por isso contacte-nos.