CLÍNICA MÉDICA DE IMPLANTOLOGIA

PRÓTESES FIXAS

4 Dezembro, 2018

A prótese fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente através de uma prótese que é colocada sobre o dente natural previamente preparado e/ou sobre implantes dentários, não podendo ser removida pelo paciente. A prótese fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética.

OBJETIVO DAS COROAS

As coroas são aconselhadas nos casos em que é necessário conferir maior resistência e durabilidade a dentes danificados, melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante dentário, repondo a forma e a estrutura do dente natural perdido.

OBJETIVO DAS PONTES

As pontes são aconselhadas para substituir um ou mais dentes ausentes e são uma sequência de coroas, todas unidas. As pontes podem ser realizadas sobre dentes naturais e nestes casos é necessário que estejam presentes dentes, pelo menos, nos extremos das falhas dentárias. Também podem ser efectuadas sobre implantes havendo necessidade de colocar esses implantes nos extremos das falhas dentárias.

EM QUE SITUAÇÕES ESTÃO INDICADAS PRÓTESES FIXAS:

– substituir uma grande restauração quando não resta muita estrutura do dente natural;
– proteger um dente enfraquecido que sofreu fratura;
– aumentar a retenção e suporte de uma prótese removível esquelética;
– substituir um dente ausente colocando-a sobre um implante dentário;
– recobrir um dente com alteração da cor ou forma;
– proteger dentes desvitalizados em que a estrutura dentária remanescente está fragilizada;
– substituir dentes ausentes.